domingo, 14 de novembro de 2010

O temido Vestibular

       Caros alunos e leitores, perdão pelo sumiço! Fim de ano para professor sempre é muito corrido! Mas aproveitei uma minúscula folga para falar um pouco do tão temido vestibular, uma etapa decisiva na vida de todo estudante. 
       Prestei vestibular com apenas 17 anos, situação de muitos alunos. Sem cursinho, fui "com a cara e a coragem", como dizem, mas fui aprovada em todos, entre eles, no da UNESP e no da UNICAMP. As grandes faculdades realmente exigem muito, o que deixa qualquer um nervoso e apreensivo no momento da prova.
      Como dicas mais específicas para as provas de Língua Portuguesa, aconselho uma leitura atenta e  cuidado com "pegadinhas". Respostas claras e objetivas (quando as questões são dissertativas) são essenciais para uma boa nota.
      Com certeza, uma das provas mais demoradas é a de redação. Muitos deixam para o fim e não dão a ela a devida importância. Mas posso garantir que uma produção de texto de qualidade faz toda a diferença na nota do vestibulando. Como alcançá-la?
      Primeiramente, o aluno deve ler com muita atenção toda a proposta. Depois, identificar o tipo de texto exigido (por incrível que pareça, muitos não escrevem o que foi pedido). A seguir, o candidato deve fazer um rascunho, seguindo as instruções da prova. Logo após, revisar todo o texto e conferir se realmente fez tudo que era necessário, se as idéias estão claras e se seguiu a norma padrão. Por fim, o aluno pode escrever o texto definitivo e colocar título, caso a prova exija.
      Muitas candidatos reclamam dos temas exigidos. Mas é bom lembrar que, na maioria das vezes, são relacionados à atualidade, daí a importância de o vestibulando estar bem informado.
      Espero ter ajudado neste momento tão tenso na vida de tantos alunos! Antes de tudo, é necessário calma e confiança, além de um bom preparo!
      Ficam as dicas! 
      =)