Hoje minha vó comentou que estava assistindo dois jornalistas falarem do Ronaldo Fenômeno. Um deles disse: "Ele não está em sua melhor forma física', já que continua 'ainda um pouco acima do peso'". O outro disparou: 'Por que você não fala logo de uma vez que ele está gordo?!". Realmente, alguns utilizam-se de palavras mais amenas para dizer a mesma coisa. Aproveitando a deixa, vou falar um pouco desta "estratégia" chamada EUFEMISMO.
O eufemismo é uma figura de linguagem usada para "amaciar" as palavras ou o efeito que elas podem causar. Por exemplo, ao invés de dizer "José morreu", podemos falar "José partiu dessa para uma melhor", "José dorme agora um sono eterno", "José está descansando em paz" ou até mesmo uma forma estilo Machado de Assis "José está agora do outro lado do mistério" ( é muita elegância linguística, não é?).
No dia a dia, usamos muito essas expressões como uma forma de medir as palavras, não ofender ou magoar alguém, por exemplo. O eufemismo é muito útil para dar conselhos, notícias desagradáveis ou dizer verdades difíceis de serem ouvidas. Todo mundo usa sem saber que é uma Figura de Linguagem de nossa ilustre Língua Portuguesa!
Há muitas outras, que em breve citarei assim que couber em alguma situação de meu cotidiano. No mais, fica a dica: carregue sempre uma coleção de eufemismos, pois eles ajudam ( e MUITO!) a evitar problemas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário