segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vírgula: como e quando usar?

    Meus alunos me perguntaram sobre vírgulas: "Professora, quando e como eu uso a vírgula?". O interessante foi que a pergunta partiu de faixas etárias diferentes: um aluno do 6º ano e outro do 3º colegial! Sei que este é um dilema que muitos enfrentam, inclusive adultos, quando precisam redigir algum documento, por exemplo. Eu poderia passar horas aqui falando sobre uso de vírgula, afinal, são várias regras! rs Vou hoje explicar algumas, para já ir diminuindo as angústias dos meus alunos e leitores.
   Começo pela regra mais simples: coloque vírgula no lugar do "e", para separar ações ou palavras em enumerações. 
       Ex: Eu cheguei, comi, bebi, dancei e fui embora. (o "e" apenas na última ação).
            Comprei na feira: batata, tomate, alface, maçã e mamão. (o "e" antes da última palavra da lista).
     As regras a seguir exigem conhecimento de uma parte da gramática chamada sintaxe, que trata da função das palavras. As orações geralmente seguem um esquema, chamado de ordem direta: sujeito+ verbo+ complemento verbal+ adjunto adverbial. Toda vez que esta ordem é alterada, precisamos usar a vírgula.
      Ex: Maria comprou sonhos na padaria. (ordem direta)
      Na padaria, Maria comprou sonhos. (ordem inversa, pois o adjunto adverbial de lugar foi deslocado)
      Maria comprou, na padaria, sonhos. (novamente, expressão de lugar deslocada).
      Outro situação é no uso no vocativo, que é o termo utilizado para chamar alguém. Para isolá-lo, usamos a vírgula.
        Ex: João, venha até aqui!
             O que farei agora, Meu Deus?
        Também usamos vírgulas para isolar o aposto, termo utilizado para explicar uma palavra.
        Ex: Marcela, minha prima, esteve aqui ontem. (minha prima= explicação sobre quem é Marcela)
        Usamos vírgula antes de algumas conjunções, como: mas, porém, porque.
        Ex: Venha, porque preciso falar com você.
              Queria ter ido à festa, mas fiquei doente.
        A vírgula deve ser colocada após orações que iniciam um período com "quando" e "se".
      Ex: Quando cheguei, você já havia saído.
            Se conseguir o dinheiro, viajará.
      Essas são algumas das principais regras de uso da vírgula! Espero que ajudem quem até agora coloca vírgula "onde acha que precisa" rs.
        Ficam as dicas! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário