quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CSI e a Narrativa Policial

    Todas as noites tenho hora marcada para fazer plantão em frente à Tv. Não perco um episódio do CSI Las Vegas, umas das melhores séries já produzidas. Aqueles que assistem ao seriado nunca mais são os mesmos. Vou me utilizar como exemplo: tornei-me mais atenta a detalhes e mais ágil ao formular hipóteses. Tenho várias razões para recomendar esta série- como admirar o charme e a inteligência do Gil Grissom! rsrs. Brincadeiras à parte, destaco, entre elas, a relação direta do seriado com a redação: CSI possui inúmeros ingredientes para a produção de uma narrativa policial- história que narra os mistérios envolvendo crimes.
   CSI mostra a rotina de peritos e investigadores e seu trabalho para solucionar os crimes. O interessante é a forma como vão juntando as pistas, montando hipóteses e ligando fatos até chegarem a um culpado. Cada episódio mostra dois crimes e o passo a passo para solucioná-los. As sequências são perfeitas, o que possibilita a um telespectador bem atento compreender exatamente o que aconteceu. É possível transpor essas características para uma narrativa policial, o que proporcionará um texto rico e bem construído.
   Proponho um exercício: assistam prestando atenção à estrutura. O raciocínio nunca mais será o mesmo!
    Fica a dica aos meus alunos do colegial! ( e demais leitores maiores de 14 anos! rs)
    (Vou nessa, já ouço a música de abertura! "Who are you? Who, who, who, who?") =)

2 comentários:

  1. Finalmente alguma coisa interessante! ahusahuashuas

    Brincadeira, estou lendo o blog e começo a acreditar que deverei fazer meus comentários de uma forma mais correta, para assim evitar ser colocado nesse blog! o/

    Dica: Fala de vírgula, tenho problemas com elas! =/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, João Paulo!
    Vou falar em breve sobre vírgulas! Ótima sugestão!
    Continue comentando as postagens, ok?
    =)

    ResponderExcluir