sábado, 14 de agosto de 2010

Revendo o "certo" e o "errado": situações de comunicação

   Estava eu no meio de uma aula no pré, quando um aluno pergunta: "Tia, a gente pode fazer esta atividade também?" e eu respondi: "Claro, a gente pode sim!". Um outro aluno, muito atento à conversa (atento até demais) dispara sua advertência: "Não é 'a gente', é nós!!! A gente é errado!!".
   Lamentei que o pequeno tivesse apenas seis anos, pois não pude dar grandes explicações a respeito. Disse apenas que dependia da situação. Mas aqui posso expor meu raciocínio.
   Muitas vezes, em Língua Portuguesa, nos deparamos com "isso é certo" ou "isso é errado". Não é bem assim, já que são respostas que desprezam o contexto de uso da linguagem. Tudo depende da situação de comunicação.Explico, tomando como exemplo os polêmicos " a gente" e "nós":
    Posso dizer "a gente" entre amigos ou outra situação informal? Sim.
    Posso escrever "a gente" numa redação, numa fala de um personagem? Sim.
   Posso dizer "a gente" numa palestra ou congresso num ambiente acadêmico ou formal? De preferência, não.
    Posso escrever "a gente" numa dissertação, num requerimento ou outro documento formal? Nunca.
  Como se pode perceber, depende da situação. Podemos fazer uma comparação simples: ninguém vai à praia de terno, nem à formatura de biquíni.É errado usar qualquer um deles? Não, só depende da situação em que vou usar.
   Finalmente, circunstâncias em que nós, professores, podemos dar um "depende" como resposta sem deixar ninguém na dúvida! =)
  
   
   

3 comentários:

  1. Como eu te disse, enfrentei uma igual situação hoje, com meu pai. Ele estava ouvindo uma música sertaneja que dizia "...eu te preciso". Aí eu falei "Mas o precisar pede objeto indireto e...". E meu pai respondeu. "Você entendeu? Então tá tudo certo... Nem Rui Barbosa conseguiu consertar a língua..." Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Boa colocação do seu pai, levando em consideração uma situação informal, em que era necessário "apenas" transmitir bem uma mensagem. Acontece demais no dia a dia!

    ResponderExcluir