sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Título: deixe para depois...

    Estava realizando uma atividade de produção de texto com meus alunos do 6º ano e vi que muitos olhavam a folha em branco, pensativos a respeito de uma única linha. Como já havia explicado a tarefa várias vezes, decidi perguntar o motivo da dúvida: era o título! "Não sei qual título colocar, Professora!". Sem escrever um texto, fica realmente difícil dar um título.
   O título é a última parte de uma redação. Primeiro, deve-se fazer um rascunho, um planejamento do texto, decidir o que vai ser desenvolvido. Depois, os parágrafos são escritos. Logo após, uma revisão deve ser feita para confirmar o cumprimento das instruções. Só por último é que se decide o título!
     De preferência, o título deve ser curto e atrair o leitor. Não precisa ter uma relação evidente com o texto, pode apenas sugerir seu conteúdo, desde que seja um atrativo para a leitura da narrativa. Por isso, caros alunos, não se descabelem pensando em título antes. Afinal, é uma das poucas coisas que podem ser deixadas para depois! (de fazer o texto, ok? rs)

    Fica a dica! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário