sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Debate: vamos aprender a argumentar?

     Muitos dizem que não gostam de assistir a debates políticos na Tv, pois são sempre do mesmo jeito e não levam a lugar nenhum. É um ponto de vista.
    Eu gosto. Mas tenho meus motivos linguísticos, obviamente. Assisto porque acho um instrumento fantástico para aprender a argumentar. Vou explicar agora!
     É interessante a forma como os candidatos se colocam, atacam e revidam, mas sempre estudam a hora certa de fazer isso. Só fazem ataques pesados na tréplica, momento em que dizem "a última palavra" e não podem ser rebatidos.
    Outra característica interessante é a maneira eficaz de contra-argumentar: alguns candidatos dizem "respeito sua opinião, mas..." e focam seu ponto de vista. É uma ótima estratégia para ganhar o público, pois é uma forma de aparentar equilíbrio e diplomacia.
      É claro que faço uma ligação direta aqui com a dissertação, que discute idéias e, muitas vezes, defende um ponto de vista (quando não é apenas expositiva). A forma de se colocar num texto é o diferencial para se conquistar, pelo menos, o respeito do leitor.
     No caso dos debates, eles auxiliam principalmente as dissertações que exigem argumentos favoráveis, contrários e tomada de posição.
    Para quem não gosta de política, exponho aqui pelo menos um bom argumento linguístico: assista prestando atenção na argumentação. É uma ótima forma de passar a analisar, com mais cuidado, os argumentos das pessoas.
     Fica aqui a dica para melhorar a argumentação, tanto oral, quanto escrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário